Glasses On! | Dura Praxis Sed Praxis
Como já é da praxe falar de Praxe nos meus blogs, acho que está na altura de abordar o assunto. Há uns tempos fiz um vídeo sobre isso (como quem diz há três anos... puxa...), mas já está desactualizado e tenho de ver se faço outro. Entretanto, vou deixar um textinho para os curiosos virem bisbilhotar. Mas olhem que estou a correr riscos por vós! Supostamente nós não podemos falar sobre praxes com caloiros, ou seja, ninguém devia saber em que realmente consiste a praxe, mas como quando comecei não fazia ideia e como a verdade é que não sei quem vai e quem não vai para Letras, paciência. A verdade é que é um assunto pouco abordado na internet e essa é a razão pela qual muita gente critica - não conhece.


Então o que é a Praxe... A Praxe é algo que serve para integrar e unir alminhas solitárias que entram pela primeira vez num determinado curso do ensino superior. Porquê que disse desta maneira? Porque não interessa se já foram praxados, quando mudam de curso têm de ser praxados novamente, para criarem laços com as pessoas do vosso actual curso. A menos que consigam estatuto de para-quedista, mas é raro.

Na Praxe os caloiros são enxovalhados, ridicularizados e abusados? Errado. Na Praxe os caloiros são levados a ultrapassar alguns limites, mas não todos e têm sempre, repito, SEMPRE o direito de dizer "não". Sim, pode acontecer que vos mandem embora e vos chamem "tenrinhos" (para não dizer outra coisa) mas isso não é assim em todo o lado. Aliás, é raro acontecer. Por norma existe um Tribunal de Praxe, constituído pelo Dux (o boss, basicamente) e outros dois veteranos (membros mais antigos) que decidem contra ou a favor do caloiro caso este lhes apresente queixa directamente, por norma é desculpado e não é obrigado a fazer nada pecaminoso. 

A Praxe faculta situações diferentes do normal. Brincadeiras, teatros, cantorias, jogos antigos, coisas parvas, uns exercícios físicos, umas tintas na cara, mas nada de grave. Se vos feríssemos teríamos de prestar declarações ao Supremo Tribunal da Justiça, acho que ninguém está interessado. Claro que há formas e formas de brincar. Eu tenho a sorte de estar numa sub-comissão de praxe bastante "liberal". Nós brincamos e somos maus, mas a seguir desbroncamos-nos todos e desatamos-nos a rir. Claro que há outras sub-comissões que não são assim. Raramente sorriem, não deixam sorrir e jogam com o psicológico dos caloiros. Na verdade é tudo um jogo, mas os caloiros têm de ser inteligentes e perceber o "mind fuck". 

Seja como for - intensa ou menos intensa, a Praxe cria laços entre pessoas que não se conheciam de lado nenhum. Pessoas que provavelmente nunca se teriam falado nas aulas. Pessoas que nunca teriam arranjado nada para dizer uma outra, criam assim um assunto e uma ligação tal que parece que se conhecem há anos e que podem confiar tudo uma outra porque se sentem protegidos por alguém que passou por tanto como a pessoa em causa. Tirando os meus melhores amigos de há anos, os meus melhores amigos são os que conheci em situação de Praxe. Sei que vou poder contar com eles durante muitos e muitos anos (eu lamexas... mas é verdade). E tal como disse no ano passado: Nós não somos otários extremistas com problemas sexuais como a maioria dos que trajam (este não é o termo politicamente correcto) mas a verdade é que são estes gentis palhaços que fazem com mais de metade da população não goste de praxes. 

Há pessoas que se opõe muito à Praxe, mas a verdade é que na maioria das faculdades são só dois ou três dias. O que é que custa verem como é nesses três dias? São só três dias.. Têm o resto da vida para estudar e fazer outras coisas sejam mais do vosso interesse, mas três dias não custa nada. Na minha faculdade, Letras, são duas semanas, mais três dias no primeiro semestre, mais uma semana e dois dias no segundo semestre. Praxamos muito? Sim, praxamos. Mas os nossos caloiros até se queixam de serem tão poucas! E no final, somos todos uma família de homenzinhos de negro. É uma experiência que aconselho vivamente. 

Estou disponível para responder a quaisquer duvidas, basta deixar um comentário!



Já que estou a falar disto, já mudei os meus emblemas todos.
Tenho de vos mostrar, estão tão lindinhos!

Etiquetas: , , , ,

[ 0 comments ]