Glasses On! | Regresso às Aulas
Antes de mais, é melhor avisar que qualquer tipo de "semelhança" com artigos do meu antigo blog ou de outros blogs é pura coincidência. A verdade é que estes artigos sobre "o regresso às aulas" são sempre muito parecidos e diz-se pouca coisa nova. Servem mais para relembrar os leitores (e a nós mesmos, porque não?) do que é que precisam e essas coisas. Acho que perceberam o que quis dizer com este pequeno disclaimer



Dito isto, vamos começar pelo básico! 
De que é que precisamos para ter um excelente primeiro dia de aulas:

As necessidades de cada um mudam conforme o ano para que vão. Isto é, uma menina que vai para o quinto ano tem necessidades diferentes da que vai para o nono ano, da que vai para o décimo-segundo ou da que vai para a faculdade. Por isso vou tentar manter-me pela "regra geral", mas como estou na faculdade e como sou uma rapariga algo girly, é possível que seja ligeiramente tendenciosa.

Vai às Compras


Não, não estamos a falar de roupa (se bem que podes sempre fazer um desvio e comprar um modelito pronto a estrear!) Antes de saíres de casa, verifica se sobrou algum material do ano passado, como canetas, lápis, cadernos, borrachas, réguas, x-acto, compasso, esquadro, lapiseiras, e as restantes coisas do género. Se ainda tiveres, não terás necessidade de comprar coisas iguais e poupas dinheiro. Já nas compras, para poupares dinheiro, podes optar por um dossier ao invés de mil cadernos. Até porque os cadernos acabam muito depressa, enquanto que as folhas podes comprar e enfiar no dossier sem que este perca a organização.

Actualiza o Guarda-Roupa


Este não é um passo obrigatório, mas se estás a pensar em mudar alguma coisa porque o ciclo da vida te está a dar indicações para o fazeres, este é o momento. Se continuares com os mesmos colegas eles vão reparar na tua mudança, se fores para um sítio novo eles vão conhecer o teu novo "tu" e não terás de te preocupar com o anterior a não ser quando encontrares fotos antigas no PC às quais vais perguntar "O que é que eu tinha na cabeça?!" é um cliché, acontece com todos. Mas não esquecendo que estamos em crise - tenta não comprar tudo novo. Compra só algumas peças de peso que possas combinar com peças que já tens. Vais criar looks novos sem gastar balúrdios. 

Informa-te!


Este é um passo muito importante. Quer para quem vai mudar de ares, como para quem continua no mesmo sítio. Procura o programa de estudos e vai-te informando sobre a matéria. Quanto mais cedo tiveres umas luzes, mais facilmente apanhas a matéria. Se fores para uma escola nova, informa-te sobre onde são os serviços académicos (secretaria, tesouraria,..), como funcionam as aulas, como são as cadeiras, sobre o tipo de professores que vais ter. São tudo chaves para te preparares melhor. PS:. Se fores para a faculdade e quiseres ser praxado, procura em lugares como páginas de Facebook para saberes se na tua instituição há praxes e como te podes juntar às mesmas. (e ninguém me patrocina para dizer estas coisas, é só mesmo amor)
Organiza-te!


Acabado o Verão estamos sempre um pouco indisciplinados no que toca a arrumações e planos. Está na altura de te organizares. Arruma a secretária, dá os teus livros antigos (se já não precisares) a alguém que precise e arranja espaço para os novos. Arranja uma agenda e anota tudo e mais alguma coisa para não te esqueceres pois a seguir às férias o cérebro está sempre destreinado. Arranja um calendário, para te situares no tempo, depois até podes usa-lo para marcar as datas das frequências e das entregas de trabalhos. Por último, começa a dormir a horas decentes ou terás sérios problemas para te habituares aos novos horários.


Agora que estão preparados vamos ver o que devem fazer no primeiro dia de aulas:

1 . Acorda 15 minutos antes do suposto. Desta forma tens tempo, caso algo corra mal.
2. Toma um duche rápido para acordar. Nada melhor quando acordamos com os olhos colados.
3. Veste-te. O melhor seria deixares a indumentária preparada logo no dia anterior. Ganhas tempo.
4. Toma o pequeno-almoço. É muito importante e deves toma-lo sentado/a para digerir bem.
5. Escova os dentes e arranja o cabelo e maquilha-te. Mas nada de mais, não queres mostrar que te esforçaste.
6. Verifica se tens tudo na mala.
7. Sai às horas que tinhas previsto. Se vais apanhar transportes sai um pouco mais cedo para não teres que correr.
8. Quando chegares à escola vais estar provavelmente nervoso/a. Não o mostres. A confiança é uma atitude que tens de fingir até a sentires. Vai fazer com que te sintas melhor.
9. Se tens amigos com quem queiras falar um pouco, e se não te atrasaste, este é o momento.
10. Quando voltares para casa, come um snack e depois trata dos afazeres que te deram para ficares logo com tudo feito e poderes aproveitar o resto do dia como bem entenderes.
11. Os dias seguintes são repetições deste. Contudo, tenta ser sempre amigável e prestável para caíres nas boas graças de todos e evitar problemas desnecessários. 
12. [Só para os que vão às praxes] Até ao número 8 todos os passos são válidos, depois disso tenho as minhas dúvidas. Terás todo outro processo de integração na instituição.


(euzinha completamente a delirar com os gifs)

Espero ter sido útil! 

Etiquetas: , ,

[ 0 comments ]