Glasses On! | A importância das actividades extra-curriculares!
A maioria das pessoas continua a dispensar as actividades extra-curriculares em tempo de aulas, mas a verdade é que elas são muito importantes para o desenvolvimento de uma pessoa. Então agora com a crise, é óptimo ter deste tipo de trunfos para pôr no Curriculum Vitae. 


Benefício # 1 - Aprende-se sobre: Gestão do Tempo e Prioridades

Um grande benefício de estar envolvido em actividades extra-curriculares é que vais aprender a gerir o tempo e priorizar as coisas na sua vida. Em adultos, somos obrigados a fazer malabarismos com uma grande variedade de tarefas e compromissos. Por isso é bom que nos habituemos a tal o quanto antes.

Benefício # 2 - Aprende-se sobre: Desfrutar de Diferentes Interesses

Envolver-se em actividades extra-curriculares também permite que os alunos se envolvam em diversos domínios. É importante para ti ter interesses diversificados. Desta forma é possível relacionares-te melhor com as pessoas e com o meio.

Benefício # 3 - Aprende-se sobre: Compromissos a Longo Prazo

Por norma os jovens são bastante despreocupados. As actividades extra-curriculares fornecem alguma disciplina e como tal, obriga-os a ter mais responsabilidade e noção do que é um compromisso. Isto vai dar uma perspectiva natural de como se deve comportar perante situações de trabalho (quer escolar quer não).

Benefício # 4 - Aprende-se sobre: O Que É Contribuir

De alguma forma acabamos sempre por estar a contribuir. Acabamos por perceber que não podemos só pensar em nós mesmos, mas também nos que nos rodeiam e trabalhar em conjunto para atingir um fim comum. Isto é importante para o nosso crescimento, enquanto pessoas, membros de uma sociedade.

Benefício # 5 - Aumenta a Auto-estima 

O facto de se fazer parte de algo, motiva os jovens e tal faz com que tenham mais confiança em si próprios. Há muitos jovens que se sentem inúteis e acham que não são bons em nada. Se investirem algum tempo na actividade podem até tornar-se verdadeiramente bons e com isso - indestrutíveis do ponto de vista psicológico.

Benefício # 6 - Aprende-se sobre: Competências Para um Relacionamento Sólido 

É importante saber falar, saber conviver com outras pessoas. Às vezes os jovens têm círculos de amigos tão reduzidos que acabam por não falar com mais ninguém e isto faz com que sejam socialmente inadaptados. As actividades extra-curriculares dão uma oportunidade de conhecer pessoas com interesses semelhantes aos seus e como tal, uma possível amizade poderá emergir. 

Benefício # 7 - Contam Para O Currículo!

E cada vez mais! Este sistema já era usado noutros países, mas só há pouco tempo começou a ser utilizado também em Portugal. Então agora, que as pessoas da minha idade, que estão a acabar os cursos andam todas que nem umas baratas tontas para arranjar emprego... O que acontece é que as instituições têm em conta os pontos anteriormente referidos, e com base nas actividades extra-curriculares de cada pessoa, conseguem fazer um retrato psicológico da pessoa sem a conhecer profundamente. Verificando assim, se a pessoa está apta para aquele trabalho ou não.

Já lhes dão mais importância, agora?

É estranho como me vejo a crescer cada vez que publico um artigo de informação..

Etiquetas: , , , , , ,

[ 0 comments ]