Show Me Your Hands, Darling! - Unhas curtas sem graça?
Nem toda a gente gosta de usar as unhas bem curtadinhas, quase a roçar a cabeça do dedo, a maioria gosta de as usar compridas, nem que seja porque alongam os dedos e dão a ilusão de que estes são mais fininhos que o que realmente são. Infelizmente, nem todas somos presenteadas com o dom das unhas naturalmente compridas e saudáveis, então temos que nos esforçar um poucos mais para ter unhas lindas, fortes e compridas. 


Aqui tem algumas sugestões para melhorarem as vossas meninas, mas aviso já que será necessário alterar alguns hábitos, tais como mudanças na dieta de cada um ou mesmo em relação a produtos que usam ou que deveriam usar.

Comer proteinas: As unhas são feitas à base de proteínas, por isso, este é o primeiro nutriente em que tens de te focar. Come frango, peixe, carne bovina e suína, bem como espinafres e outros vegetais que contêm proteínas, para conseguires umas unhas saudáveis​​. Os ovos e as nozes também têm muitas proteínas, para o caso de serem vegetarianas e não puderem aceder a proteínas por outros alimentos. O bom disto é que faz bem a todo o teu corpo. Podes ainda adoptar outros métodos menos tradicionais, como juntar proteína em pó ao teu leitinho matinal, por exemplo. 

Ingerir vitaminas: Além das proteínas, as unhas precisam de vitaminas. Se houver uma grande abundância de vitaminas A, C e D na tua alimentação, as tuas unhas vão crescer muito mais depressa. Os produtos alimentares que as contêm são facilmente encontrados na alimentação diária como no leite (vitamina D), espinafres, couves, laranjas e kiwis (vitamina C) e cenouras, batatas-doces, entre outros (vitamina A).

Esquece as dietas: Uma dieta pode ajudar a perder peso, mas também faz com que as unhas parem de crescer. Tens que ter cuidado para não limitares demasiado as calorias. Isto não quer dizer que tenhas de comer mal, muito pelo contrário, mas deves ter atenção à história do "comer pouco". Podes comer muito, mas tens que ter atenção ao que comes, só isso.


Cuidados: Deixar a aresta da unha áspera e irregular torna-a fraca e pode leva-la a partir-se. Por isso tenta corta-las ou lima-las sempre que necessário. Até podes andar com uma lima na mala, não custa nada. Evita mexer em produtos de limpeza directamente, como na lexívia, por exemplo. Qualquer produto químico enfraquece as unhas. Usa luvas, é tão simples quanto isso. Não roas as unhas! O facto de teres as unhas sempre húmidas na boca, para além de ser péssimo no sentido em que estás constantemente a levar micróbios à boca, crias como que uma capa de saliva à volta da unha que faz com que a unha não desenvolva, em vez disso enfraquece. Podes recorrer a vernizes amargos próprios para o efeito se não conseguires largar o vício.

Verniz fortificador: Nem todos são bons, mas o da Kiko, por exemplo, não é muito caro, eu uso-o e gosto bastante. Fortalece a unha o que faz com que não se parta com tanta facilidade.

Hábitos diários: A abundância de exercício faz com que o teu sangue circule mais depressa e melhor, a boa circulação também permite a rapidez do crescimento das unhas. Qualquer actividade, mesmo que não seja um desporto no sentido literal da palavra, pode ajudar, como passear o cão, por exemplo.


Curiosidade: Com o calor, em especial no verão, as unhas crescem sempre mais depressa. Isto acontece porque o sol ajuda o corpo a produzir vitamina D (as coisas que eu aprendo quando estou a pesquisar para artigos do blog)

Espero que vos seja útil 

Etiquetas: , , , ,

[ 0 comments ]